Facção
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Código Q, sua história e uso

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

F. Batimá



Intro

O Código Q é adotado internacionalmente por Forças Armadas e trata-se de uma coleção padronizada de três letras, todas começando com a letra "Q", inicialmente desenvolvida para comunicação radiotelegráfica comercial, e posteriormente adotada por outros serviços de rádios, especialmente o radioamadorismo. Apesar de os códigos Q terem sido criados quando o rádio usava apenas o código Morse, eles continuaram a ser empregados depois da introdução das transmissões por voz. Para evitar confusão, sinais de chamadas têm sido freqüentemente limitados a restringir sinais começando com "Q" ou tendo uma seqüência de três Q embutidos.

História. Como e quando surgiu.

O código Q, original foi criado aproximadamente em 1909 pelo governo britânico, como uma "lista de abreviações... preparadas para o uso dos navios britânicos e estações costeiras licenciadas pela Agência postal geral". O código Q facilitou a comunicação entre operadores de rádios marítimos que falam línguas diferentes, por isso sua rápida adoção internacionalmente. Um total de quarenta e cinco códigos Q aparecem na "lista de abreviações para serem usadas na radiocomunicação", que foi incluída no serviço de regulamentação anexo à Terceira convenção internacional de radiotelegrafia. A convenção aconteceu em Londres e foi assinada em 5 de julho de 1912, tornando-se efetiva em 1 de julho de 1913.

Os códigos Q compreendidos entre QAA-QNZ são reservados para uso aeronáutico; QOA-QOZ para uso marítimo; QRA-QUZ para todos os serviços.


Na comunicação dentro do ARMA2

Para operarmos o rádio, é interessante usar o código Q que facilita em muito a trocar informações pelo rádio. Devido a grande quantidade de códigos Q que não se aplica diretamente ao jogo, fiz uma lista reduzida de que podemos usar durante o jogo no uso do Rádio e o seu significado. O uso dos códigos não é obrigatório, mas para efeito de aclimatação, é interessante o pessoal que joga com Radio passar a usar tais códigos:




Código "Q":


QAP - Estou na Escuta
QRM- Tem Ruído na Comunicação
QRS-Transmitir mais Devagar
QRU-diga a novidade/problema
QRU-NIL - Sem Novidades
QRV - Estou as Ordens
QRX - Aguarde um Pouco
QSA - Como esta Ouvindo minha Transmissão
5 por 5 - Excelente
4 por 4 - Ótima
3 por 3 - Boa
2 por 2 - Regular
1 por 1 - Ruim
QTA - Cancele Mensagem Anterior
QSL - Tudo Entendido
QSO - fazer Contato com (x)
QTH - qual sua Localização atual
TKS - Obrigado
QRT - Posso Parar de Transmitir?
QSM - Repita a Mensagem ( RPT )
QTC - Mensagem de urgência
QTI - qual o nome do local no qual está indo
NILL - Sem novidades
ROGER - Positivo

-Fontes: Wikipédia, Arma2Force, Clã COBRA

P. STaTIoN


Admin

Para de mudar de nick. Pode botar batima ai.

E sobre os codigos, são quase inúteis, se não forem completamente, em operações pequenas. Se operássemos com 50 pessoas, com grandes grupos de combate, como esquadrões compostos de 3 esquadras, onde um lider de esquadra passa uma informaçao pro lider de esquadrao, que passa a informaçao pro comando central, que entao vai passar a informaçao pro outro esquadrao etc etc etc, seria útil, mas geralmente só temos um estágio de comunicação que é o lider de esquadra, entao nao vejo muita utilidade no uso do codigo, alem de exigir o desprendimento de recursos (tempo e paciencia) pra ensinar o pessoal, visto que um codigo é inutil a nao ser que todos o conheçam, e estes recursos poderiam ser direcionados para ensinar coisas mais imediatamente uteis.

Pretendo adicionar alguns comandos de radio padronizados em breve, porem esses qqq sao focados no uso do radio, e visto que nosso radio geralmente tem qualidade boa, eu prefiro focar em comandos voltados para a coordenaçao de tropas.

E este post deveria estar em sugestões.

https://arma2fac.forumeiros.com

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos