Intro
O Código Q é adotado internacionalmente por Forças Armadas e trata-se de uma coleção padronizada de três letras, todas começando com a letra "Q", inicialmente desenvolvida para comunicação radiotelegráfica comercial, e posteriormente adotada por outros serviços de rádios, especialmente o radioamadorismo. Apesar de os códigos Q terem sido criados quando o rádio usava apenas o código Morse, eles continuaram a ser empregados depois da introdução das transmissões por voz. Para evitar confusão, sinais de chamadas têm sido freqüentemente limitados a restringir sinais começando com "Q" ou tendo uma seqüência de três Q embutidos.
História. Como e quando surgiu.
O código Q, original foi criado aproximadamente em 1909 pelo governo britânico, como uma "lista de abreviações... preparadas para o uso dos navios britânicos e estações costeiras licenciadas pela Agência postal geral". O código Q facilitou a comunicação entre operadores de rádios marítimos que falam línguas diferentes, por isso sua rápida adoção internacionalmente. Um total de quarenta e cinco códigos Q aparecem na "lista de abreviações para serem usadas na radiocomunicação", que foi incluída no serviço de regulamentação anexo à Terceira convenção internacional de radiotelegrafia. A convenção aconteceu em Londres e foi assinada em 5 de julho de 1912, tornando-se efetiva em 1 de julho de 1913.
Os códigos Q compreendidos entre QAA-QNZ são reservados para uso aeronáutico; QOA-QOZ para uso marítimo; QRA-QUZ para todos os serviços.
Na comunicação dentro do ARMA2
Para operarmos o rádio, é interessante usar o código Q que facilita em muito a trocar informações pelo rádio. Devido a grande quantidade de códigos Q que não se aplica diretamente ao jogo, fiz uma lista reduzida de que podemos usar durante o jogo no uso do Rádio e o seu significado. O uso dos códigos não é obrigatório, mas para efeito de aclimatação, é interessante o pessoal que joga com Radio passar a usar tais códigos:
Código "Q":
-Fontes: Wikipédia, Arma2Force, Clã COBRA
O Código Q é adotado internacionalmente por Forças Armadas e trata-se de uma coleção padronizada de três letras, todas começando com a letra "Q", inicialmente desenvolvida para comunicação radiotelegráfica comercial, e posteriormente adotada por outros serviços de rádios, especialmente o radioamadorismo. Apesar de os códigos Q terem sido criados quando o rádio usava apenas o código Morse, eles continuaram a ser empregados depois da introdução das transmissões por voz. Para evitar confusão, sinais de chamadas têm sido freqüentemente limitados a restringir sinais começando com "Q" ou tendo uma seqüência de três Q embutidos.
História. Como e quando surgiu.
O código Q, original foi criado aproximadamente em 1909 pelo governo britânico, como uma "lista de abreviações... preparadas para o uso dos navios britânicos e estações costeiras licenciadas pela Agência postal geral". O código Q facilitou a comunicação entre operadores de rádios marítimos que falam línguas diferentes, por isso sua rápida adoção internacionalmente. Um total de quarenta e cinco códigos Q aparecem na "lista de abreviações para serem usadas na radiocomunicação", que foi incluída no serviço de regulamentação anexo à Terceira convenção internacional de radiotelegrafia. A convenção aconteceu em Londres e foi assinada em 5 de julho de 1912, tornando-se efetiva em 1 de julho de 1913.
Os códigos Q compreendidos entre QAA-QNZ são reservados para uso aeronáutico; QOA-QOZ para uso marítimo; QRA-QUZ para todos os serviços.
Na comunicação dentro do ARMA2
Para operarmos o rádio, é interessante usar o código Q que facilita em muito a trocar informações pelo rádio. Devido a grande quantidade de códigos Q que não se aplica diretamente ao jogo, fiz uma lista reduzida de que podemos usar durante o jogo no uso do Rádio e o seu significado. O uso dos códigos não é obrigatório, mas para efeito de aclimatação, é interessante o pessoal que joga com Radio passar a usar tais códigos:
Código "Q":
QAP - Estou na Escuta
QRM- Tem Ruído na Comunicação
QRS-Transmitir mais Devagar
QRU-diga a novidade/problema
QRU-NIL - Sem Novidades
QRV - Estou as Ordens
QRX - Aguarde um Pouco
QSA - Como esta Ouvindo minha Transmissão
5 por 5 - Excelente
4 por 4 - Ótima
3 por 3 - Boa
2 por 2 - Regular
1 por 1 - Ruim
QTA - Cancele Mensagem Anterior
QSL - Tudo Entendido
QSO - fazer Contato com (x)
QTH - qual sua Localização atual
TKS - Obrigado
QRT - Posso Parar de Transmitir?
QSM - Repita a Mensagem ( RPT )
QTC - Mensagem de urgência
QTI - qual o nome do local no qual está indo
NILL - Sem novidades
ROGER - Positivo
QRM- Tem Ruído na Comunicação
QRS-Transmitir mais Devagar
QRU-diga a novidade/problema
QRU-NIL - Sem Novidades
QRV - Estou as Ordens
QRX - Aguarde um Pouco
QSA - Como esta Ouvindo minha Transmissão
5 por 5 - Excelente
4 por 4 - Ótima
3 por 3 - Boa
2 por 2 - Regular
1 por 1 - Ruim
QTA - Cancele Mensagem Anterior
QSL - Tudo Entendido
QSO - fazer Contato com (x)
QTH - qual sua Localização atual
TKS - Obrigado
QRT - Posso Parar de Transmitir?
QSM - Repita a Mensagem ( RPT )
QTC - Mensagem de urgência
QTI - qual o nome do local no qual está indo
NILL - Sem novidades
ROGER - Positivo
-Fontes: Wikipédia, Arma2Force, Clã COBRA